domingo, 5 de maio de 2013

SoMoS tÃo JoVeNs !


 


               Sei que não sou uma cinéfila de carteirinha, mas tenho frequentado o cinema quase que semanalmente, fora os filmes que assisto diariamente em casa. Enfim, fui para a estréia do filme do "Legião Urbana", logo de cara me deparei com um certo aglomerado na fila que só fez aumentar as minhas expectativas, sem contar que sempre tem aquele postêr do cartaz do filme e as pessoas fazem fila para tirarem suas fotografias (que devem ser para a posteridade seilá). Logo de cara eu e meu marido (Roi-Roi amoor) adoramos a qualidade sonora parece que chamam de sonoplastia. Você meio que vai entrando em sintonia sabe? É fantástico você cantar junto. Só que nem só de músicas e atores bonitinhos e simpaticos se faz um filme, certo? Fiquei esperando algo bem esclarecedor de quem foi o RENATO RUSSO, sua história rasgada e eloquente, esperei ver na tela aquela rebeldia que inquietava o planalto central. Esperei tanta coisa e não vi quase nada; Fiquei perguntando cadê? cadê? cadê? Tá, o filme tava lindo. Mais faltou umas 3 musicas essenciais sabe?  Eu sei que o filme não foi feito para fazer apologia as drogas e ao homossexualismo, mais também não precisava maquiar daquela forma. O máximo que teve foi uma troca de olhares, um cigarrinho e umas garrafinhas de vodka quebradas. E onde ficou aquele grito " QUE PAÍS É ESSE?" e porque esconder que ele era viado e gostava de meninos e meninas. E porque não falar da cocaína, das seringas, da cola... Asssim, só fiquei inquieta porque no filme do Cazuza o bicho foi pintado de outra forma. E eu gosto bem mais do cazuza. Ele foi o que era, né? Só que ele não hesitou em falar dos vicios, da AIDS dentre outras coisas. Só não gosto dessa forma que contam certas histórias imagino um filme do Nirvana dizendo que a overdose do Kurt Cobain foi depressão e que ele morreu de câncer.



Assim, o filme tem partes lindas e emocionantes. A música mais bem cantada e impactante foi a:


Uma menina me ensinou
Quase tudo que eu sei
Era quase escravidão
Mas ela me tratava como um rei
Ela fazia muitos planos
Eu só queria estar ali
Sempre ao lado dela
Eu não tinha aonde ir
Mas, egoísta que eu sou,
Me esqueci de ajudar
A ela como ela me ajudou
E não quis me separar
Ela também estava perdida
E por isso se agarrava a mim também
E eu me agarrava a ela
Porque eu não tinha mais ninguém
E eu dizia: - Ainda é cedo
cedo, cedo, cedo, cedo.
 
Eu me arrepiei. Sim, eu já li uns dois livros sobre o Legião/Renato... e tem coisas que simplismente são. E não é só porque não sou fã que não posso escrever. Danem-se aqueles que "SE MATAM" pela Legião urbana (ouvi uma menina dizendo: "Só não me matei porque ouvi uma musica do Legião que me tirou da fossa- Só não dei uma gargalhada porque cada um tem seus amores). Enfim, fiquei constrangida com o final, E que final foi aquele? O fim de uma obra tem que levar o público à catarse da estória.       Que finalzinho mais mediocre. Não valeu o preço do ingresso. Espero que Faroeste Caboclo venha salvar a memória do Legião Urbana.
BOM FILME! NÃO RECOMENDO.

Nenhum comentário: